Terceiro encontro


Neste último sábado contamos com o fotógrafo e artista visual Tom Lisboa para falar sobre o descondicionamento do olhar, seja este enquanto na fotografia ou mesmo no próprio cotidiano. Tom iniciou uma discussão entorno de seu próprio trabalho, o Polaróides (In)visíveis, que aborda o mesmo tema.


Trabalhando um pouco de teoria, o fotógrafo deu algumas referências como o curta metragem O CEGO ESTRANGEIRO, que você pode conferir aqui: http://www.youtube.com/watch?v=YdH0lSCLrfE, que trata da essência do descondicionamento do olhar, onde é necessário se desatentar de tudo aquilo que é trivial aos nossos olhos e passar a olhar tudo de modo mais atento aos detalhes e as coisas que nos passam desapercebidas.

Uma das indicações de Tom Lisboa durante sua oficina foram as obras de Julio Cortázar, em especial sua obra "O Jogo da Amarelinha".

No próximo encontro será trabalhado, ainda por Tom, as já citadas neste post "Polaróides (In)visíveis".

Confira um pouco do que foi a oficina neste último sábado, 23.




No vídeo acima, o educador Tom Lisboa fala sobre representação e documentário, onde as pessoas acabam tomando a parte como um todo, levando em consideração como verdade aquela verdade que os autores passam.

Leave a Reply