O PROJETO



Um novo olhar, um mesmo lugar nasce da ideia de exaltar, por meio de um workshop seguido de exposição fotográfica, uma face de São Miguel Paulista que apesar de sempre estar lá, no cotidiano das pessoas, não é percebido por algum motivo. É uma forma de mostrar o quanto somos apegados apenas ao óbvio, o quanto não paramos para ver as coisas com os nossos olhos – observando o mundo muitas vezes sob a visão do outro. Uma visão viciada.
O projeto vem incentivar as pessoas a olharem de forma diferente e mais atenciosa o cotidiano no qual estão inseridas, pois há neste mesmo cotidiano, coisas que elas não percebem e coisas que nem mesmo conhecem, talvez por falta de tempo ou por falta de incentivo. Dessa forma o projeto visa à formação de disseminadores de ideias, para que outras pessoas possam por si mesmas e sob sua própria ótica enxergar algo novo no bairro onde moram, trabalham e vivem.
No período de julho a novembro de 2011, no bairro de São Miguel Paulista – localizado na zona Leste de São Paulo – será realizado um processo de descondicionamento do olhar para um pequeno grupo que gerará uma exposição fotográfica sobre uma nova visão do bairro que será disponibilizada como uma forma de interação e estímulo à comunidade.
Dessa forma Um novo olhar, um mesmo lugar irá atingir a população como um todo, não distinguindo idade, sexo ou classe social, pois o conhecimento de mundo e experiência com o lugar que cada pessoa possui independe desses fatores. Cada pessoa é um participante singular do projeto. Contudo uma das expectativas deste é atingir a população mais jovem, que respira toda a tecnologia e dinamismo do mundo atual e que muitas vezes deixa de lado as experiências físicas com o lugar onde vivem. E olhar, sendo subjetivo da forma que é, necessita muito deste contato, desta vivência.
O projeto contará com uma formação em seu andamento para que a exposição – que será aberta ao público em geral – possa surgir a partir dos olhares da própria comunidade. O Workshop novos olhares contará com participantes de ambos os sexos que tenham 18 anos ou mais e que residam no bairro de São Miguel Paulista.